Sem dúvida todos que vão ver esse post tem uma televisão em casa portanto também tem um controle remoto, mas como funciona um controle remoto?
O CONTROLE REMOTO:
Usaremos como exemplo um controle TOSHIBA para TV
Se você é como a maioria das pessoas, provavelmente sua TV tem um controle remoto, e deve usá-lo pelo menos uma ou duas vezes por dia. Vamos dar uma olhada em seu interior e ver como ele funciona:
Controle Toshiba
O controle Toshiba do exemplo tem poucos componentes deste lado da placa, podemos ver o cristal oscilador que dá o clock de trabalho, o capacitor eletrolítico, e alguns capacitores ceramicos, alguns diodos, resistores, o led infravermelho e os transistores para amplificar o sinal emitido pelo acionamento das teclas.
Controle Toshiba aberto com a placa de CI exposta
Abaixo podemos ver o componente principal do controle remoto, o chip, ou processador das funções, (é aquele com a bolinha preta na parte suerior). É ele quem controla toda a informação que será enviada para a TV. Podemos ver que a placa é um pedaço fino de fenolite com trilhas de cobre gravadas em sua superfície. Os componentes são montados nas placas de circuito impresso porque são fáceis de produzir e montar em grande quantidade.
Controle Toshiba aberto com a placa de CI exposta do lado das teclas
Quando olhamos para a placa, podemos ver um conjunto de pontos (trilhas pretas de tinta condutiva), de contato para os botões. Os próprios botões são feitos de uma fina lâmina emborrachada. Para cada botão há um disco condutor preto. Quando o disco toca os contatos da placa de circuito impresso, ele os conecta e o chip pode perceber essa conexão.
Manta do Controle Toshiba aberto exposta
Na extremidade da placa de circuito há um LED infravermelho, ou diodo emissor de luz. O LED do controle remoto gera luz infravermelha que é invisível para o olho humano. Entretanto, essa luz não é invisível para todos os "olhos". Por exemplo, você poderá ver a luz infravermelha se tiver uma câmera de vídeo. Aponte seu controle para a câmera e aperte um botão. Você poderá ver a luz infravermelha piscando no visor. O receptor na TV também é capaz de ver a luz infravermelha.
A operação básica do controle remoto é a seguinte: você pressiona um botão; fazendo isso, você completa uma conexão específica; o chip percebe essa conexão e sabe que botão foi pressionado; ele produz um sinal em linha de código binário específico para aquele botão; os transistores amplificam o sinal e o enviam para o LED, que traduz o sinal em luz infravermelha; o sensor na TV pode ver a luz infravermelha e reage apropriadamente ao "ver" o sinal. No aparelho de TV há um outro processador que lê o sinal emitido pelo controle e efetua os comandos especificos, tipo, trocar de canal, aumentar volume, e todos os outros que atuam no equipamento.
...............................................................................................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário